Marmitas saudáveis entregues ao domicílio.

O que é o Gluten? Para que serve?

O gluten é um tipo de proteína que está naturalmente presente na semente de alguns cereais, como o trigo, a cevada, o centeio ou a aveia. Quando entra em contacto com água, o gluten, revela a sua consistência flexível e através da sua capacidade de absorção vai conferir às massas produzidas com a farinha uma grande elasticidade.

A intolerância ao gluten é provocada por uma má digestão da proteína, que pode manifestar-se através da criação de uma camada viscosa nas paredes do intestino que impede a absorção correta de alimentos, levando à ocorrência de dores e inchaço abdominal e até diarreia. Em casos extremos, como o dos doentes celíacos, os alimentos com gluten podem ser eliminados por completo das suas dietas.

O gluten por si só não engorda, ao contrário do que muita gente pensa. Apenas quando é usado no fabrico de alguns alimentos muito calóricos e com grande concentração de sal e gorduras como são os casos de bolos, bolachas ou elementos de pastelaria. 

Que alimentos contém gluten? Em geral existem muitos alimentos feitos a partir de cereais como o trigo, centeio ou cevada, o que leva a que o seu consumo seja feito em grandes quantidades e esteja generalizado na nossa cultura e alimentação. Alimentos como o pão, bolos, doces, os cereais, queijos, cerveja, alguns remédios, trigo, massas ou molhos preparados contém gluten na sua composição. 

Outros alimentos como a fruta, os vegetais, a carne e o peixe, o arroz, o milho, a quinoa, a fécula de batata, o azeite, o sal, as manteigas ou o açúcar, não contém gluten e são preferencialmente utilizados nas dietas de quem é intolerante. 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos