Marmitas saudáveis entregues ao domicílio.

Batata inglesa vs. Batata doce

A batata doce e a batata inglesa são dois tubérculos que marcam presença assídua nas nossas mesas desde há muito tempo. Com o crescimento das preocupações relacionadas com a alimentação saudável, a batata doce tem vindo a ganhar cada vez mais relevância na nossa dieta, começando mesmo em vários casos a substituir a batata inglesa, mais tradicionalmente usada, nas nossas refeições. 


Quando comparadas as duas batatas, podem verificar-se algumas diferenças importantes na sua constituição que levaram a esse aumento do consumo de batata doce ao longo dos anos. Esse fenómeno, cada vez mais generalizado, ocorreu (entre outros motivos) devido a uma maior concentração de fibras e a um menor índice glicémico presentes na batata doce, o que provoca uma libertação de açúcar mais lenta no sangue e uma maior sensação de saciedade que faz com que sintamos menos fome.


É comum ouvir-se dizer que "comer batata engorda", e essa frase tem o seu fundamento no facto da batata convencional, a batata inglesa, fazer aumentar a insulina e a glicose presentes no sangue, o que incentiva um aumento no armazenamento de gorduras.


Mas como a batata doce também é uma fonte de hidratos de carbono, caso optemos pelo seu consumo, este também não deve ser exagerado, pois apesar de ser considerada (entre estas as duas) a mais leve e rica em fibras, o excesso de hidratos de carbono na nossa dieta provoca um aumento de peso.

 

Aqui estão alguns factos nutricionais acerca de ambas para facilitar uma comparação:


Batata Inglesa:
Calorias - 89 kcal; Hidratos - 19,2 g; Proteínas - 2,5 g; Gorduras - 0,0 g; Fibras - 1,6 g; Cálcio - 6 mg; Vitaminas - 4,1 mg.
Batata Doce:
Calorias - 119 kcal; Hidratos - 28,3 g; Proteínas - 1,0 g; Gorduras - 0,0 g; Fibras - 2,7 g; Cálcio - 21 mg; Vitaminas - 26,5 mg.

Seja qual for a sua escolha, é importante lembrar que o consumo de nenhuma destas batatas é proibido, tendo ambas o seu espaço na nossa cozinha, sempre de forma equilibrada e consoante as suas necessidades alimentares. 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos